da estratégia à gestão diária
Hotelaria e Empresas TurísticaS

Curso Revenue Management

Vamos consolidar todos os conhecimentos que traz consigo e levá-lo mais adiante. Da estratégia à gestão de forma prática, da estratégia de revenue, à análise de viabilidade do projeto, criação de uma estrutura de RM, e como desempenhar todas as funções relevantes para o seu dia a dia como revenue manager de um hotel. E porque o revenue não é apenas vender alojamento, aqui trabalharemos o F&B, o trabalho de equipa com o marketing digital e a capacidade em comunicar números de forma eficaz em reuniões e apresentações.

Próxima Data
28 de Setembro 2020 a 2 de Junho 2021
Segundas, Terças e Quartas das 18h30 às 22h
Tipo de Curso
Curso de Especialização
Nº de Participantes
14 a 16 alunos
Onde
Lisboa – Junqueira (mesmo edifício da Cordoaria Nacional)
Casa dos Sonhos – Sala da (Trans)Formação
Preço
€ 300 /mês (iva incluído)

Curso de Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

A quem se Destina

Revenue Managers

Revenue managers de unidades hoteleiras (hotel, apartamentos, hostel) com até 3 anos de experiência na função

eCommerce

eCommerce manager de unidades hoteleiras que pretendam adquirir e/ou consolidar conhecimentos para evoluir na carreira como futuro revenue manager

Outros profissionais ou recém-licenciados

Profissionais hoteleiros das áreas comerciais ou de alojamento que desejam mudar de carreira para a área de revenue management. Recem-licenciados nas áreas de turismo e/ou hotelaria que pretendem prosseguir uma carreira na área de revenue management.

Curso de Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

O que irá aprender

Este curso oferece o consolidar de conhecimentos mais aprofundados sobre as técnicas de Revenue Management, que são necessárias aplicar no dia a dia, com vista a alcançar a maximização de receita orçamentada nas empresas de Hotelaria e Turismo.
O conteúdo do curso é estruturado com base em exemplos e casos práticos relevantes, exercícios interativos nas várias plataformas/sistemas de Revenue Management, assim como no desenvolvimento de várias ferramentas diárias de controlo.
Um projeto prático que evolui consigo ao longo dos 14 módulos.

Curso Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

Vamos consolidar todos os conhecimentos que traz consigo e levá-lo mais adiante. Da estratégia à gestão de forma prática, da estratégia de revenue, à análise de viabilidade do projeto, criação de uma estrutura de RM, e como desempenhar todas as funções relevantes para o seu dia a dia como revenue manager de um hotel. E porque o revenue não é apenas vender alojamento, aqui trabalharemos o F&B e a capacidade em comunicar números de forma eficaz.
  • Definir a Estratégia de Revenue de uma unidade hoteleira
  • Determinar qual o preço médio e volume de vendas necessários à viabilidade da unidade hoteleira
  • Elaborar o estudo de viabilidade da unidade hoteleira
  • Criar uma estrutura de preços que suporte a estratégia de Revenue
  • Preparar a análise e apresentação do daily pick up report, bar grid, group ceiling calendar, group displacement
  • Analisar cotações de grupos emitindo e justificando as decisões tomadas
  • Analisar o STR identificando e recomendando ajustes
  • Preparar a RevMax
  • Elaborar a análise de fecho do mês
  • Executar o Yield no channel manager
  • Criar um Business Plan do Hotel
Neste módulo irá iniciar ou rever o seu conhecimento sobre as bases de Revenue Management e do trabalho de um Revenue Manager numa unidade hoteleira. Garantindo assim que identifica e implementa as boas práticas diárias, semanais, mensais e anuais necessárias ao desenvolvimento desta área, e domina o cálculo dos principais indicadores.
Inclui Workshop: Panorama da Distribuição e Tendências
Não obstante a que o Revenue Management seja uma disciplina de grande complexidade tecnológica utilizando plataformas avançadas para a sua gestão, nem todos os revenue managers em exercício de funções podem contar com elas no seu portfólio. Dotaremos os formandos da capacidade de organizar dados, formatar células, operar cálculos utilizando formulas avançadas, desenvolvimento de funções avançadas, criação e formatação de pivot tables. Para que seja mais fluído o processo de trabalho manual.
A casa não se constrói pelo telhado, e no revenue management existem alguns dados iniciais cruciais à elaboração de uma estratégia de revenue, pelo que trabalharemos a sua recolha e escolha, incluindo dados do destino, caraterísticas diferenciadoras da unidade hoteleira, competitive set, market share.
Uma estratégia de marketing passa sempre por assumir que o mercado que desejamos atingir não é indiferenciado e para que sejamos vencedores na nossa estratégia, teremos que posicionar o nosso produto/serviço atendendo ao STP (Segmentation – Targeting – Positioning). Ao Revenue Manager, nesta fase, cabe as tarefas de rever a segmentação com a equipa de marketing, identificar os comportamentos (ciclos de compra) de cada um e implementar a correta segmentação a nível macro e micro. A ligação à tecnologia surge com a parametrização do PMS.
Tal como no primeiro módulo em que abordámos os conhecimentos de base de revenue aplicado ao alojamento, vamos agora fazê-lo a nível de F&B.
Que preço médio e que volume de vendas são necessários para que a viabilidade do negócio aconteça no curto, médio e longo prazo? Como calcular o preço de produção de um quarto? Como calcular o preço de distribuição? Que custos são considerados? Que áreas de receita são consideradas? Como fazer esta análise financeira num todo? Estas e outras respostas serão o vosso percurso neste módulo onde irão construir um estudo de viabilidade de uma unidade hoteleira.
Se no módulo anterior chegaram ao preço e volume necessários à viabilidade do negócio, como podem alcançar essa viabilidade desdobrando preços, categorias, tipologias de alojamento, estrutura de preços. Controlo de reservas, tarifas e disponibilidades. A ligação à tecnologia surge com a parametrização do PMS e do Channel Manager.
Marketing Digital, Ecommerce e Revenue Manager – primos que trabalham em conjunto os vários P’s do Marketing, e que necessitam de uma boa coordenação para atingir o sucesso. Um módulo de fundamentos para uma visão global das áreas do Marketing Digital: website, publicidade online, redes sociais, email marketing, search engine optimization e web analytics.
Grupos Vs os restantes segmentos – que variáveis devemos ter em conta, contratação, processo de cotação, controlo de dados essenciais como: group displacement e group ceiling.
Controlar e Antecipar – são palavras de ordem no dia a dia do Revenue Manager. Que indicadores controlar, como se constroem ferramentas para o executar, recolher dados, controlar indicadores diários, semanais. Que dados e análises são necessárias para o desenvolvimento do forecast. A ligação à tecnologia surge com a parametrização do RMS.
Após os fundamentos de RM aplicados ao F&B e o estudo de viabilidade feito, cabe agora desenvolver os forecasts para os vários outlets e para os vários segmentos. Gerir preços, set up de salas e executar o controlo de F&B. Tudo o que precisam para se tornarem analistas de F&B.

Nós tal como vocês gostamos de números, mas nem todos com quem trabalhamos partilham esta visão e amor. Comunicar com números, explicar os nossos pontos de vista de forma concisa e que cause o efeito desejado no restante grupo de trabalho não é uma tarefa fácil. Vamos desafiá-lo a comunicar mais falando menos e influenciando mais.
Um módulo dividido em 4 atos para que possa trabalhar a sua evolução ao longo do curso.

Previsões e Orçamentos de Alojamento, o que analisar de fatores internos e externos. Equipas necessárias. Rever e concluir a estratégia definida para a unidade hoteleira.

Ao longo do curso é desenvolvido um projeto prático que vai sendo construído com a informação trabalhada em cada módulo, e será complementado e revisto sempre a luz das novas descobertas e decisões tomadas no decorrer do curso.
Vamos trabalhar um hotel em específico, analisar e tomar decisões do dia a dia, configurar sistemas e perceber a importância da sua correta configuração.

Ao longo do curso terá acesso a debates e workshops práticos que o desafiam a quebrar a rotina e os hábitos, pois estes são inimigos da curiosidade. Os workshops são realizados dentro do período de aulas

Parcerias

Da estratégia à gestão de forma prática resultam em aulas práticas em contexto de trabalho. Só conseguimos aprender revenue management na prática, teremos um hotel fictício configurado no PMS e RMS, para ser trabalhado, com dados e ligações entre os vários sistemas. A turma será um "hotel cliente" com reuniões periódicas com o account manager da Duetto.
Host Hotel Systems

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porquê aprender connosco

formandos

Crescimento Individual

Cada aluno tem objetivos diferentes, apoiamos o seu crescimento individual e o seu ritmo de aprendizagem

Mercado Trabalho

Trabalhamos com a Realidade

Um curso prático com profissionais da área, trabalhando com as ferramentas do dia a dia de um revenue manager.

Aprendizagem

Prémios Desempenho

Os dois melhores alunos tem entrada, viagem e alojamento garantido na visita à RSF London & Duetto 2020. 

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instalações

Porque não queremos contribuir somente para o seu crescimento individual e para a realização dos seus sonhos, a academia da t-hotel leciona as suas formações nas instalações da Terra dos Sonhos, contribuindo deste modo para que esta instituição tenha meios próprios para a realização dos sonhos de centenas de crianças. Bem vindos à Sala da (trans)formação.

Lisboa – Junqueira
(Traseiras da Cordoaria Nacional – junto Hospital Egas Moniz)
Comboio: Estação de Belém |  Carris: Paragem Hospital Egas Moniz

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A Equipa

uma equipa de mentes curiosas dedicada a puxar por si rumo aos seus objetivos, que o fará voltar à idade dos porquês, sair da sua zona de conforto e descobrir novas respostas.
Guia Dinis
Revenue Manager & Consultora

Idealizou a estrutura do curso de Revenue Management e é também a formadora principal, quem mais vos desafiará a crescerem profissionalmente ao longo destas 385 horas.

Tem na sua bagagem 18 anos de experiência em hotelaria, dos quais se destacam as funções de revenue manager na Ritz Carlton e a Direção de Revenue Management no Grupo Hotéis Real.

Recentemente fundou a revworks-u e trabalha com um portfólio alargado de hotéis independentes e cadeias nacionais (no qual se se inclui o grupo Altis Hotels).

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Pedro Santos

Revenue Manager F&B

Em hotelaria desde 2000, a sua experiência é longa e completa. Atualmente Subdiretor de um resort de 5 estrelas no Algarve, a sua experiência passou por Controlador, Assistente e depois Diretor de Comidas & Bebidas. Com conhecimentos de Revenue adquiridos na Universidade de Cornell, desenvolveu uma metodologia que hoje é aplicada na área de Comidas & Bebidas do grupo hoteleiro com sucesso.
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Jorge Ferreira

ecommerce

Com mais de 30 anos em hotelaria, grande parte na área de Marketing, Vendas e Comercial.  Mentor e co-fundador da Modo Distinto. Com larga experiência na área de ecommerce hoteleiro, da contratação, à gestão diária de várias unidades. Formador na EHTL e ADHP.

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Marco Correia

Tecnologias de Informação

Com 25 anos de experiência internacional em tecnologias de informação para turismo e hotelaria. O Marco estará presente para um workshop sobre o panorama da distribuição e as tendências de mercado a nível tecnológico.

Victor Amaral

Financeiro

(as nossas desculpas aguardamos a bio do Victor:)

CarlaRocha

Carla Rocha

Técnicas de Comunicação

Apresentadora do programa da manhã da Renascença desde Outubro de 2016.

Docente na licenciatura de Ciências da Comunicação da Universidade Europeia e formadora na área da comunicação. Nos últimos anos, tem aproveitado a sua experiência profissional e formação académica para desenvolver competências de comunicação de empresários, quadros diretivos e executivos de empresas, ajudando-os a melhorar a forma como comunicam com as suas equipas e clientes.

Teresa Sousa

Digital Marketing

15 anos de experiência em marketing digital gerindo e contribuindo para o crescimento digital de hotéis, empresas de tours e restaurantes. Ao longo da sua carreira junta no seu portfólio Cascade Wellness Resort, Belmond Reid’s Palace, York House, Pinhal da Marina, Baixa House, Golden Club Cabanas.

Carla Cristina Rocha

Técnicas Apresentação

Se pretende que o seu discurso se torne mais visual, conte uma história. Com a homónima de Carla Rocha, vai poder encontrar a história que melhor se adequa ao seu propósito. Ela vai certificar-se que não lhe faltam histórias para contar na sua próxima apresentação. Licenciada em Ciência Política com especialização em Comunicação e Marketing Público.

Marta Moncacha

Técnicas Apresentação

A sua expressão e os seus gestos condizem com aquilo que está a dizer? Lembre-se que não comunicamos apenas com palavras. Por isso mesmo, a Marta ajuda-o a adotar a melhor postura corporal. Licenciada em Política Social com Pós-Graduação em Mediação de Conflitos.

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Preço e Condições

Pagamento

€ 3.000,00 (iva incluído)
Condições de pagamento mensais para pessoas singulares, podendo fasear o pagamento em 10 meses sem acréscimo do preço do curso.
€ 300/mês  – Mensalidades pagas entre Setembro 2020 e Junho 2021

Condições de admissão

Mínimo 12º ano de escolaridade e/ou com percurso e experiência profissional relevante para o curso ao qual se candidata
Marcação de entrevista pessoal online/telefónica (para determinar objetivos pessoais necessários ao ajuste da formação)

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